sexta-feira, 24 de abril de 2009

A Menina do Mar












Durante o 2º período trabalhámos a obra "A Menina do Mar" de Sophia de Mello Breyner Andersen.

Dividimos a obra em quatro partes e, todas as semanas, o responsável pelos Livros e Leituras lia uma parte para toda a turma. Depois explorávamos a obra oralmente e, de seguida, faziamos uma ficha de trabalho com perguntas de compreensão e de funcionamento da língua. Em grupo faziamos o reconto da história e a ilustração.










Vamos resumir-vos a história:












Um rapaz que passava os dias a brincar na praia conheceu uma Menina do Mar e tornaram-se grandes amigos. Todos os dias se encontravam e conversavam sobre as coisas da terra e do mar.










Ele pensou em levar a Menina do Mar para terra dentro dum balde com água do mar e algas para não secar.












A Grande Raia soube e ordenou aos polvos que não a deixassem passar e, para castigo, iria levá-la para uma praia distante.

Ele ainda tentou passar com a Menina, mas os polvos atacaram-no e desmaiou.










Passaram dias e dias e nunca mais se encontraram. O menino andava triste, mas todos os dias ia à praia onde recordava os belos momentos que tinha passado.

Num desses dias, uma gaivota chegou perto dele e deixou cair um frasco que trazia no bico. Esse frasco continha suco de anémonas e plantas mágicas que, depois de bebido, permitiria que permanecesse na água ou em terra.










Bebeu o filtro, correu para as ondas, agarrou-se à cauda de um golfinho e nadou sessenta dias e sessenta noites.

O golfinho deixou-o em frente duma gruta. O rapaz entrou e todos se abraçaram de felicidade.










A Menina contou-lhe que o Rei dos Mares tinha sabido da sua tristeza através do caranguejo, do polvo e do peixe e tinha decidido ajudá-la enviando a gaivota à sua procura.

No dia seguinte, o Rei dos Mares deu uma festa no palácio e todos ficaram admirados porque nunca tinham visto a menina a dançar tão bem.
Turma 2 D (profª Ana Picado)

Sem comentários: