Para assinalar o Dia da Alimentação a escola dedicou uma semana a este tema.
Durante este período, os colegas do primeiro e segundo ano trouxeram embalagens vazias de produtos alimentares, que colocaram numa "montra". Destes produtos, escolheram três que nos foram entregues para procedermos à sua análise.


Antes de começar esta tarefa, investigámos em revistas da DECO_PROTESTE e na Internet os aditivos perigosos para a saúde.
Também fomos aprender mais sobre as estratégias utilizadas para tornar os produtos mais atractivos e descobrimos que isso se chama Marketing.
Com as embalagens escolhidas pelos nossos colegas fizemos uma análise do valor nutricional e energético desses alimentos.
Ainda dentro deste projecto também fomos analisar o valor nutricional dos alimentos das cadeias de fast-food.


Com este projecto aprendemos muitas coisas:
- Antes de comprar um alimento devemos analisar os aditivos que o compõem.
- se os aditivos tiverem um nome difícil de dizer não o devemos comprar.
- O aditivo E330 é o mais perigoso.
- as saladas de fast-food poderão não ser boas, pois nem sempre estão nas melhores condições higiénicas.
- Não devemos acreditar na publicidade porque, muitas vezes, serve apenas para comprarmos mais.
- devemos preferir as batatas fritas caseiras e o óleo de as fritar não deve atingir temperaturas superiores a 170graus.
- Devemos guardar as batatas cruas no escuro prque o sol faz com que fiquem com mais açúcar e com a fritura aumenta uma substância perigosa chamada melamina.
- Temos que evitar as comidas de fast-food para combater a obesidade. Estas comidas têm muita gordura e pouco valor nutritivo.
- Em todos os continentes os cereais para crianças têm demasiado açúcar. O continente em que há maior percentagem de açúcar é no continente americano.
- O Marketing é uma técnica utilizada para aumentar a venda dos produtos.
- Nas cadeias de fast-food os utensílios que são utilizados para confeccionar os alimentos nem sempre estão devidamente limpos.
- Dos leites analisados, todos eram semelhantes nos ingredientes e no valor nutricional por isso, podemos optar pelo mais económico.
- Nas bolachas analisadas, vimos que as de bebé - Bolachas Milupa - continham sacarose. As OREO tinham excesso de gordura.
Turma do 3º e 4º ano - Profª Ana Picado
Sem comentários:
Enviar um comentário